Nova página WEB da LUSO-USA

30-12-2010 21:33

ÚLTIMA ACTUALIZAÇÃO EM 14 de Setembro de 2012

Um pouco de história, sobre o motivo da criação desta nova página web da Conferência LUSO-USA:

Tendo tomado conhecimento de que a Anacom convidou as associações de radioamadores de Portugal a reunirem com o objectivo de discutirem o assunto EchoLink, entre outros da vertente digital, onde uma das associações que provavelmente seria a parte mais interessada, não compareceu por motivos ainda hoje pouco claros, decidiu um grupo de radioamadores tomar a iniciativa de apresentar, depois de conhecidos os resultados da referida reunião, propostas para a implementação do sistema a várias associações, com a concordância da direcção da Conferencia LUSO-USA, constituida por colegas portugueses residentes em Nova York e no estado de New Jersey.

Este grupo de radioamadores, com experiência sobre o sistema, de imediato investiu na sua implementação em Portugal com o compromisso verbal, porque entre gente séria a "palavra" ainda tem valor, com as associações seguintes: ARBL, ARBA, REP, ARC e ARAL numa reunião preparatória em Coimbra. Mais tarde juntaram-se á R.P.E. a RCL, ARADO, ARVM, ARETD e mais recentemente a ARA.

Na sequência do trabalho conjunto dos radioamadores portugueses e suas associações e clubes dispersos pelo mundo, a conferência Luso-Usa foi expandindo a rede de Links e mais recentemente alargada a Repetidores tanto em Portugal como um pouco por todo o planeta.

Mais especificamente em Portugal, foi dado um impulso enorme na reutilização dos repetidores de UHF analógicos, que práticamente não tinham qualquer tráfego. Graças à colaboração das Associações com a Anacom ao abrigo do DL 53/2009 foi possivel interligar repetidores multimédia e cobrir uma parte importante do território português usando o software EchoLink.

Actualmente a Luso-Usa, é o maior ponto de encontro entre os radioamadores de lingua lusófona que usam o Echolink, sendo a Rede Portuguesa de Echolink o seu principal elo de ligação, tendo como objetivo facultar aos radioamadores uma ligação integrada, nacional e internacional.

A LUSO-USA devido a estas iniciativas colocou o ECHOLINK PORTUGUÊS quase sempre no topo das conferencias mundiais de EchoLink, devido ao tempo de utilização da conferência e ao número de estações repetidoras ligadas constantemente.

A REDE PORTUGUESA DE ECHOLINK foi por várias vezes instada a constituir-se como associação mas acham os seus mentores iniciais, nos quais me incluo, que isso seria desvirtuar o projecto que amadureceu nas nossas intenções, hoje o nosso trabalho tem o apoio da maioria e das mais representativas Associações de Radioamadores Portuguesas.

Há no entanto um ditado antigo que reza: NUNCA DIGAS QUE DESTA ÁGUA NÃO BEBEREI. O futuro é desconhecido portanto não sabemos o que nos reserva, e se acharmos que seremos mais úteis como associação tomaremos sem hesitar essa iniciativa.

Esta nova página Web não é estática e tem como função a notícia, o esclarecimento e outras vertentes destinadas a manter actualizados os usuários da Luso-Usa/ Rede Portuguesa de Echolink.

Em 30 de Dezembro de 2010 por acordo com a direção da conferência, esta página foi aberta ao público e passou a ser a página oficial da Luso-Usa com a denominação R.P.E. Rede Portuguesa de Echolink.