Repetidor da ARBA Serra da Estrela

07-01-2011 23:39

Cá estamos de novo a escrever sobre o repetidor da Serra da Estrela porquê?

A razão é simples! Não foi á primeira, foi á segunda! Devemos agradecer a disponibilidade do colega Jorge CT1ASM, presidente da ARBA, para se deslocar á Torre, enfrentado mais uma vez as condições meteorológicas adversas com vento muito forte e muita chuva, perdendo um dia do seu trabalho e efectuando uma viagem de quase 300Km (Viseu-Covilhã-Torre-Covilhã-Viseu). O nosso bem-haja colega Jorge e todos os que colaboraram na configuração remota do sistema e em toda a restante logística. 

Pronto!!! Já está ligado como planeado à RPE/Luso-Usa e hoje teve o primeiro teste a sério, não fosse a inauguração do dito cujo RU724, com uma afluencia de radioamadores portugueses em vários pontos de Portugal, desde o Minho ao Algarve passando por Chaves, Bragança, Castelo Branco, Viseu, Caldas da Rainha, Estarreja, Coimbra, Fundão, Gouveia, Porto e muitos outros locais que ficam no anonimato por não me recordar já, tal foi a maratona radioamadoristica do dia. Foram escutadas talvez pela primeira vez na faixa de UHF através do sistema estações do Canadá, Estados Unidos, Brasil, Angola, Moçambique, Andorra e Alemanha que fraternalmente estiveram unidos em torno de vários re-encontros com colegas que há muito não se falavam via rádio e que graças a este meio de comunicação, o Echolink, tiveram essa possibilidade.

Para comemorar esta inauguração, foi como previsto, emitido em directo o radio jornal da ARBA já programado para esta sexta-feira e isso foi o que correu menos bem, porque a qualidade de audio na conferência não foi a melhor. Vamos tentar dar a volta a isso no futuro, através de outro sistema de retransmissão...

73