Novas ligações na RPE - Luso-Usa »Actualização«

28-09-2011 20:15

Durante este ano de 2011 estão previstas, no âmbito da cobertura nacional, mais 4 ou 5 conecções de novos repetidores de UHF e links LSF á Rede Portuguesa de Echolink. A seu tempo serão divulgados mais pormenores das localizações, associações responsáveis, indicativos, frequências e outros dados de interesse para a comunidade radioamadoristica de lingua portuguesa.

Consultem esta página periódicamente já que tudo será aqui noticiado no tempo certo. 

CONFIRMADOS

Repetidores

Inicialmente prevíamos que o primeiro seria o da ARAL o RU732- CQ0ULR na Serra dos Candeeiros, uma vez que os testes já estão a ser feitos ao nivel de internet e o link está já a funcionar na conferência e apesar dos seus provisórios 10W e sem repetição local, vai fazendo uma cobertura razoável. Este repetidor está a ficar um pouco atrasado em relação ao que se previa, devido às suas características já anunciadas pela ARAL.. 

Entretanto está pronto e instalado em Monte Crasto - Gondomar, o novo repetidor disponibilizado pela RPE à ARBA o RU742- CQ0UGM, para substituir o link de Gondomar. Iniciou dia 23/04/2011 os seus testes no local, que se têm revelado muito bons quer em estabilidade quer em cobertura. Este repetidor já se está devidamente licenciado pela Anacom e já se encontra registado com o seu indicativo oficial na RPE/Luso-Usa sendo assim o sexto a apresentar o seu indicativo ligado á Rede Portuguesa de Echolink. Recentemente este repetidor de Gondomar foi premiado com uma subida da antena na torre e a substituição da baixada que estava com RG213 e passou a estar com Heliax 7/8". As reportagens que nos vão chegando são um prémio para todos os colegas envolvidos neste projecto que visava servir o Porto com uma ligação decente.

O RU710 - CQ0UEC está em testes na Serra da Amoreira-Odivelas, sendo muito animadoras a reportagens recebidas até ao momento. Esta mudança de local, esteve condicionada pela falta de Internet no site, que já se ultrapassou através de uma parceria com uma empresa de distribuição de internet via Wi-Fi.

O RU700 - CQ0UVAR situado em Varatojo - Torres Vedras, já se encontra em testes na R.R.E./Luso-Usa. Este repetidor pretende cobrir Torres Vedras e concelhos limítrofes e ainda algumas zonas de sombra entre os CQ0ULR(Candeeiros) e CQ0UEC(Odivelas).

O RU742 - CQ0UPA situado em S.Mamede Portalegre, após algum tempo em testes, não se encontra, por agora, ligado à Luso-Usa/RPE. Aguarda-se que seja ultrapassada a situação, que se prende com uma possivel parceria, que resolva algumas questões económicas. 

Estão entretanto a ser preparados mais dois repetidores para a ARBA que serão instalados em Baltar e Viseu.

----------------------------------------------------------------------------

Links

Está em testes um link em Maputo-Moçambique que será sem dúvida o primeiro link simplex no continente africano, ligado a uma conferência de lingua lusa. Este link está em funcionamento muito perto das famosas "torres vermelhas" na Polana, servindo a maioria dos hotéis da zona. O prefixo C91 tem muito poucos radioamadores activos, porém espera-se que algumas iniciativas dos colegas residentes levem a que, com o tempo, se acredite num incremento da actividade em Moçambique.

A ARVM - Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide, tem uma autorização para um link em Moscavide (CS5GCL), que já se encontra em testes no local.

Está já em funcionamento o novo LSF da Quinta do Conde (CS5GZV) que está autorizado para funcionar em 434.600MHz com o Tom 74.4Hz. 

EM ESTUDO

A RPE/Luso-Usa estudou duas propostas para novas ligações em dois distritos a saber; Setúbal e Évora. Devido á possível incorporação do repetidor CQ0UPA de Portalegre na RPE/Luso-Usa, a decisão quanto ao distrito de Évora vai ser reapreciada. Quanto á ligação no distrito de Setúbal, esta já está em pleno funcionamento na Quinta do Conde - Sesimbra.