Novo Repetidor de Echolink da Serra de Estrela já ligado á R.P.E
ESCLARECIMENTO SOBRE A SITUAÇÃO PASSADA E PRESENTE NA ESTRELA
Após cerca de um ano, chegou a altura de começar a esclarecer os colegas sobre o que realmente aconteceu á Estrela e outros meios antes integrados na RPE e ligados á Luso-USA.
O repetidor RU724 com o indicativo CQ0UES e a frequencia de 439,050Mhz tone 114.8Hz, após vários meses de silêncio, provocado pela retirada á ARBA do anterior repetidor, que depois de cedido áquela associação na reunião inicial da RPE com as associações em Coimbra, foi reclamado pelo seu proprietário CT1CHY, dissidente da RPE/Luso-Usa, tendo a ARBA devolvido o mesmo ao referido colega.
Ao mesmo tempo o CT1CHY com o apoio de CT1FS igualmente dissidente, também retirou da RPE-Luso-USA os repetidores de Gondomar, Baltar e Oliveira de Azeméis para uma "conferencia" do Canadá.
Ficou patente a "dissidência irrevogavel" não só destes dois colegas como também do ex-administrador da Luso-Usa N2YXZ, na reunião das Caldas da Rainha no passado ano, onde foram discutidos os acontecimentos de "excesso de zêlo" com o KB2UIY, CT1BM e CT2FXW, praticados ao longo de meses na Luso-Usa, pelos moderadores CT1CHY e CT1FS instigados pelo ex-administrador N2YXZ. Esta reunião que se pretendia apaziguadora acabou por confirmar a falta de consenso entre as partes. Devido a um apreciável número de queixas de utilizadores da rede, (lembramos que foram usados meios de controle que chegaram a cortar QSOs que não eram do agrado daqueles elementos), ficou aí decidido que, estes saíam da moderação, o que segundo parece era o seu mais importante objectivo na vida. Durante muito tempo a conferência ficou sem qualquer moderação e não se notou a falta de ninguém, nesse período, o que quer dizer que haviam mesmo exageros desnecessários.
Nesse mesmo momento, os restantes fundadores da RPE perante várias reclamações dos colegas especialmente do Porto e Braga, juraram que, por cada repetidor desligado, comprariam dois para o substituir, no mesmo ou noutro local.
Durante o ano de 2014 iniciou-se a reposição, com o link do Porto, o repetidor de Santo Tirso e o repetidor de Braga, agora a Estrela, em breve o Arestal e Monte da Virgem.
Resolveu por isso, o colega CT2FXW Carlos Machado, comprar o material necessário a repôr a Estrela no ar, vindo após conversações a oferecer este equipamento á ARBA, esperando que esta associação cumpra agora o seu papel de o manter operativo, especialmente no fornecimento de internet, que neste momento apresenta irregularidade de fluxo. O repetidor perde a ligação á net muitas vezes ao dia e á noite.
Este repetidor foi tratado técnicamente pelo CT1BM e pertence à mesma classe, por exemplo, dos repetidores de Odivelas e Montejunto, isto é, receptor Maxtrac modificado e emissor Motorola e tric Motorola muito melhorados, com especial atenção ao audio.
O computador que suporta o sistema é um HP foi igualmente oferecido á ARBA.
Este novo repetidor da Estrela já se encontra a funcionar há alguns dias, mas só agora nos foi possivel noticiar, devido a trabalhos de remodelação do layout desta página web.
Volta assim a ARBA a estar ligada á rede portuguesa de echolink da qual esteve ausente vários meses.
73 da RPE - Rede Portuguesa de Echolink