Comentários da RPE - Rede Portuguesa de Echolink ao “comunicado do RCL a todos os radioamadores”
Comentários ao “comunicado do RCL a todos os radioamadores”, enviado pelo Presidente da Direcção do RCL, CT2CRP José Campos, a 1 de Agosto de 2014.
É dito nesse comunicado, e citamos CT2CRP:
"- Foi instalado, há alguns dias um repetidor multimédia de UHF na Fóia-Algarve, com o indicativo CQ0UMF, canal RU754, licenciado pela REP, junto aos nossos repetidores;"
Comentário da RPE:
Não foi instalado um, mas sim dois repetidores destinados ao Echolink, com licença pedida pelos colegas do Algarve que por alegada falta de interesse da direcção do RCL em os licenciar, se voltaram para outra associação que em tempo útil tratasse do licenciamento. Houve neste processo a intervenção da RPE – Rede Portuguesa de Echolink na pessoa do colega CT2FXW - Carlos Machado, que algum tempo antes e via telefone, entre outras coisas, informou o colega CT2CRP da intenção de ser pedido pelo menos um licenciamento para um link em Foia, tendo sido negativa a resposta do colega. Perante tal resposta o Carlos Machado insistiu que o licenciamento ia ser pedido a outra associação e a resposta do colega Jose Campos foi: “Façam isso que eu irei instalar um link á entrada de Lisboa!”, como se isso incomodasse alguém…
Houve mais tarde a confirmação dos colegas do Algarve que de facto precisavam de dois licenciamentos, pois tinham dois repetidores disponíveis, para serem colocados num site na Foia para funcionar com Echolink, cada um destes repetidores seria ligado a salas diferentes, na rede de Echolink.
Tudo isto já vinha de trás, quando o colega CT2CRP e outros colegas da direcção do RCL resolveram que o repetidor de S. Miguel, propriedade do colega CT2JJY e outros colegas, ia passar a ser controlado pelo RCL, passando a estar ao serviço de radioamadores estrangeiros de visita ao Algarve, para poderem ligar-se a meios semelhantes nos seus países. Da maneira como isto foi dito, os portugueses ficariam sem possibilidade de aceder a esse repetidor, tendo o colega CT2CRP tirado logo um coelho da cartola: “Os portugueses que usem computador ou telemóvel quando viajarem de e para o algarve”. Isto foi dito ao colega CT2FXW ao telefone em altavoz, ouvido por mais colegas presentes na ocasião.
Continuamos a citar CT2CRP:
"- Considerando que a REP ou seu representante legal não deu conhecimento à direcção do RCL desta instalação;"
Comentário da RPE:
A REP, ao contrário do RCL, apoiou os seus sócios e estes informaram a direcção do RCL, na pessoa do seu presidente, das suas pretensões. Foi várias vezes referido pelos colegas do Algarve que o RCL, na pessoa do seu actual presidente, “não fazia nem deixava fazer”, pois, perante a ameaça de estes repetidores virem a ser licenciados por outra associação, o colega CT2CRP sempre dizia: “Sim mas só com a minha autorização”, como se este senhor fosse o “soba” dos radioamadores do Algarve.
Além disso não está o RCL nem a REP com a responsabilidade de suportar qualquer despesa destas instalações, mas sim os radioamadores do Algarve que voluntariamente mantêm os equipamentos a trabalhar ao serviço de todos os radiomamadores.
Continuamos a citar CT2CRP:
"- Considerando a direcção do RCL tratar-se de uma intromissão na sua área de intervenção;"
Comentário da RPE:
Portugal é um pais uno e indivisível e não está parcelado em áreas de intervenção.
Afinal estamos a falar de quê? O tempo dos “cabos de ordens” e “regedores” já acabou há muito e o “caciquismo dirigente” do radioamadorismo só faz sentido na cabeça de alguns iluminados.
Se tivesse havido alguma ilegalidade no processo, os repetidores não estariam licenciados pela autoridade competente.
Continuamos a citar CT2CRP:
"- Considerando que a instalação deste repetidor visa apenas a prestação de serviço a uma organização não institucional e que contraria o príncipio de igualdade entre associados, conforme disposto estatutáriamente;"
Comentário da RPE:
Os repetidores servem os radioamadores em geral, não servem qualquer instituição em particular, isso não contraria o principio de igualdade entre associados e não associados.
Além disso a ideia era estes dois repetidores estarem ligados ao echolink, mas não á mesma conferencia, conforme vontade dos colegas do Algarve que nós respeitamos e que o colega CT2CRP nunca pretendeu sequer entender, devido ao seu mau feitio de: “eu quero posso e mando aqui no Algarve e quem não é por mim está contra mim”. Aliás está patente no currículo público que o colega colocou no QRZ, a sua falta de humildade e a sua vaidade pessoal, própria de seres que se consideram de uma “casta superior”. Talvez o colega tivesse “queda” para a política mas não lhe auguramos grande futuro pois não há ditaduras á vista.
As associações existem é para apoiar os radioamadores individualmente, grupos de radioamadores e os seus projetos de desenvolvimento ao serviço de amador, daí serem associações de radioamadores.
Continuamos a citar CT2CRP:
"- Considerando que a atitude da REP compromete a instalação de um repetidor multimédia por parte do RCL neste local, projecto devidamente contemplado no nosso plano de acção para o ano em curso;"
Comentário da RPE:
Essa promessa já vem de longe, falarem de “ano em curso” só pode ser uma anedota e os radioamadores do Algarve fartaram-se de esperar por promessas e miragens.
Continuamos a citar CT2CRP:
"- Solicitámos à REP, em tempo, com email e carta dirigida aos orgãos sociais da mesma o cumprimento dos Estatutos da REP e a cessação da actividade do repetidor CQ0UMF. Correspondência que não mereceu qualquer resposta da REP."
Comentário da RPE:
Sabemos que a REP tem licenciamentos desse e doutro repetidor de Foia, porque fomos nós (RPE) que os pedimos por solicitação de varios colegas do Algarve. Estes repetidores, com as licenças CQ0UMF e CQ0UMM, são propriedade de radioamadores algarvios. Pensamos que, a REP não se apropria dos repetidores nem de instalações, e está, ao contrário de outros, ciente que só é titular das respectivas licenças atribuidas pela autoridade competente.
Continuamos a citar CT2CRP:
"- Dado tratar-se de uma atitude repetitiva da actual direcção da REP, resta-nos fazer cumprir os Estatutos pelo que iremos convocar uma Assembleia-Geral Extraordinária da REP e iniciámos desde já a recolha de assinaturas com vista à formalização da referida Assembleia, cuja ordem de trabalhos portunamente informaremos."
Comentário da RPE:
Tem razão, é repetitiva, são dois repetidores e não um.
Aguardamos há quase seis meses a informação da vossa ordem de trabalhos da dita Assembleia.
--------
O restante deste comunicado, por ser irrelevante e não ter qualquer interesse para os radioamadores em geral, e por mostrar uma interpretação abusiva da Constituição da República Portuguesa, não nos merece comentários.
RPE – Rede Portuguesa de Echolink