Jota-Joti 2012 Informações da CNE e horários de utilização da R.P.E/Luso-USA

11-10-2012 22:06

 

Editorial do Boletim “ Em Frequência ”  outubro de 2012

Têm-se vindo a verificar nos últimos anos, algumas alterações no funcionamento do Jamboree no Ar, quer a nível nacional quer internacional, com o objectivo de o tornar mais aliciante. O aparecimento do Web-log do jogo mundial, a alteração à forma com era feita a abertura e o encerramento, são algumas das diferenças mais visíveis.

Este ano, iremos introduzir mais duas alterações, na tentativa de criar novas oportunidades e melhorar ainda mais o funcionamento da actividade.

Assim, introduziremos o Echolink e faremos uma pequena alteração no formato da abertura e encerramento.

No que se refere ao Echolink, e após “negociações”, com algumas das mais representativas associações de radioamadores e a ANACOM, será disponibilizado o seu uso, através de repetidores de UHF. Será, dentro das suas limitações, uma forma de os mais jovens, com dificuldades linguísticas em contexto com escuteiros doutras longitudes, e porque se vai utilizar a “sala” Luso-Lusa, podem contactar com gente do outro lado do mundo, que fala a mesma língua que nós.

Quanto à abertura e encerramento, será feita em moldes idênticos à do ano passado, deixando no entanto de haver a fastidiosa chamada das estações participantes, passando a estação CR6JAM, no fim das mensagens de abertura, estar disponível para contactar com quem o entenda fazer. Pensamos que desta forma, se irá criar um novo centro de interesse.

Como é do conhecimento geral, muitos dos radioamadores escuteiros participantes, não têm prática operativa e como tal por vezes isso leva-os a cometer determinados erros, sejamos tolerantes e ajudemo-nos mutuamente para que este Jamboree no AR seja uma verdadeira festa. Nunca se esqueçam no entanto, que esta atividade é para os nossos escuteiros, e serão eles sempre o centro das nossas atenções. Trabalhai com eles o tema do ano (de que tamanho é o teu mundo?) e ireis verificar que as distâncias se encurtam, com as comunicações e que aquilo que nos parece tão longe, está mesmo ali ao lado apenas a um apertar de patilha de microfone ou de um teclar de computador.

Aproveitem bem as comunicações nas bandas de HF, pois as condições ionosféricas previstas, são as melhores dos últimos onze anos e talvez dos próximos, não se esqueçam que muitas das vezes para se fazer o “tal” comunicado de longa distância, temos de nos lembrar das diferenças horárias, e que os melhores comunicados se conseguem ao amanhecer e entardecer.

Um dos objectivos do DNR para este triénio é a remodelação do sitio do Jota/Joti na internet, pretendemos torná-lo mais apelativo e interactivo, e uma das ações que pretendemos realizar, será um relatório nacional em fotos e mensagens, dos agrupamentos participantes no Jamboree no Ar e na Internet, assim aqui vai um desafio a todos, ponham os vossos repórteres a trabalhar e encham a nossa caixa de correio eletrónico com notícias vossas, ou então, enviem por correio para os serviços centrais do CNE ao cuidado do DNR.

Aqui vos deixei algumas regras e sugestões, agora fico à espera de notícias vossas.

Votos de boa caça e pesca e

Bom Jamboree no Ar / Internet

 

ARibeiro

Chefe do DNR

dnr@cne-escutismo.pt

Em anexo Boletim “Em Frequência”  outubro de 2012

CNE- Corpo Nacional de Escutas

#############################################################

ECHOLINK- Sua utilização no Jota- Joti

 

O Echolink é um sistema de comunicações digital que utiliza o sistema VoIP (Voz através do Protocolo de Internet), desenhado por Jonathan Taylor, K1RFD, o qual permite comunicações a longa distância usando equipamentos de UHF.

Em Portugal, e apesar de não se encontrar regulamentado o seu uso, a ANACOM autoriza a sua utilização, em carácter experimental, permitindo exclusivamente ás associações de radioamadores a colocação de repetidores de UHF para que a comunidade radioamadoristica possa usufruir desta modo de comunicação.

Nos últimos anos o Bureau Mundial tem vindo a incentivar o uso do Echolink, pois para além da possibilidade de contactos a longa distância em condições de má propagação, tem ainda a vantagem de ser uma emissão em FM, o que permite uma melhor compreensão por parte dos jovens.

Aproveitando a abertura dada pela ANACOM e as facilidades proporcionadas pelas Associações de Radioamadores, vamos este ano, e pela primeira vez de forma oficial, utilizar o sistema Echolink através dos repetidores de UHF instalados.

 

Há a ter em conta algumas regras básicas do uso deste tipo de comunicação tendo em especial atenção aos cerca de dois minutos de “temporização” dos repetidores, as pausas de cinco segundos entre “câmbios”, bem como os períodos de utilização dos mesmos, não esquecendo nunca a primeira, e mais básica regra da vida em comunidade, ou seja, a boa educação e respeito pelos outros.

 

O sistema irá ser monitorizado em permanência, e caso haja abusos o mesmo será de imediato desligado, o que em boa verdade ninguém pretende que venha a acontecer.

Os períodos a utilizar serão:

 

Sexta feira

(19 de Outubro)

Abertura – 23:30 h

 

Sábado

(20 de Outubro)

00:00 ás 07:00 h

10:00 ás 12:30 h

16:00 ás 17:30 h

 

Domingo

(21 de Outubro)

00:00 ás 07:00 h

10:00 ás 12:30 h

16:00 ás 17:30 h

 

Os comunicados serão efectuados nos repetidores ligados á sala Luso-Usa, onde podereis encontrar muitos amadores, e espera-se escuteiros do espaço lusófono.

 

Estes perídos foram acertados de forma a satisfazer todos os utilizadores desta sala com ligações activas na Europa,América do Norte, América do Sul, Africa e Oceania.